TAÇA DE OURO 1982: COM DIREITO À POLÊMICA, FLAMENGO É CAMPEÃO NO SUL

Vitor Torres
6 min readMar 11, 2020

Depois de vários anos com uma montanha de times disputando o Campeonato Brasileiro, e problemas com relação às datas de início e fim do torneio, o calendário do futebol nacional passava a ter uma continuidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasileirão era disputado no primeiro semestre, com o resto preenchido pelos estaduais. Além disso, o campeonato seria disputado novamente por 44 clubes. Parecia que o futebol tupiniquim rumava para a tão sonhada organização. Os próximos anos mostraram exatamente o oposto.

Enquanto isso, depois de 20 anos, o melhor time do Mundo voltava a ser brasileiro. O Flamengo entrou com a pompa de Campeão Mundial, e não decepcionou.

Regulamento

O número de participantes se manteve o mesmo. 44 times, porém a Primeira Fase foi alterada. Nela, os 40 clubes iniciais eram divididos em 8 grupos de 5. A disputa foi em turno e returno. Os 3 primeiros de cada grupo avançavam direto à segunda fase, enquanto os times que ficaram na 4ª posição jogavam a repescagem.

Dessa repescagem saíram 4 times que se juntaram aos 24 clubes classificados anteriormente, e aos 4 times oriundos da Taça de Prata: América do Rio, Athletico Paranaense, Corinthians e São Paulo/RS.

Os 32 restantes foram divididos em 8 grupos de 4. Em turno e returno, os 2 primeiros de cada grupo foram ao mata-mata.

Oitavas, Quartas, Semi e Final eram jogadas em ida e volta, com o time de melhor desempenho no torneio jogando a segunda em casa, e podendo defender dois empates para se classificar.

Na Final, caso houvesse empate em pontos e saldo, haveria uma terceira partida, e caso essa não apontasse um vencedor, o troféu era entregue ao time de melhor campanha.

Campeão

Apesar de se tratar do atual campeão do Mundo, a campanha do Flamengo não foi imune aos tropeços.

Na Primeira Fase, o Flamengo caiu no Grupo C, junto com São Paulo, Treze da Paraíba, Ferroviário do Ceará e Náutico. Com 7 vitórias e 1 empate, o Mengo foi o líder deste grupo.

Na Segunda fase, o Rubro Negro ficou no Grupo L, chamado na época de Grupo da Morte, pois além do Flamengo, tinha Corinthians, Atlético Mineiro e Internacional. Todos eles tidos como os melhores times do Brasil na época. Os cariocas ficaram em segundo lugar, ficando atrás do Corinthians.

Nas Oitavas de Final, o Flamengo enfrentou o Sport. No Maracanã, vitória carioca por 2 a 0. Na Ilha, o Flamengo sofreu, mas conseguiu a classificação após uma derrota por 2 a 1.

Nas Quartas, o adversário foi o Santos. Após suada vitória por 2 a 1 no Maraca, o Flamengo segurou um empate por 1 a 1 no Morumbi e avançou.

Nas Semifinais, o duelo foi com o Guarani. No Maior do Mundo, vitória flamenguista por 2 a 1. No Brinco de Ouro, jogo emocionante, e outra vitória do Fla: 3 a 2.

A Final foi contra o atual campeão brasileiro: O Grêmio.

Na partida de ida no Maracanã, Tonho abriu o placar para o Tricolor Gaúcho aos 38 do segundo tempo.

Porém, apareceu ele…. Super Zico salvou o Flamengo marcando aos 44 da segunda etapa: 1 a 1.

No segundo jogo, 0 a 0 no Olímpico. Com isso, uma terceira partida foi necessária.

No jogo decisivo, Nunes fez o gol do título aos 10 do primeiro tempo.

Porém, um fato que marcou a decisão foi a péssima atuação do árbitro Oscar Scolfaro.

Aos 35 da primeira etapa, ele não marcou pênalti em Tonho, do Grêmio.

Mas o lance capital aconteceu aos 10 do segundo tempo, quando Andrade, do Fla, praticamente defendeu um gol certo dos gaúchos, mas Scolfaro nada marcara.

Apesar dessas polêmicas, o Flamengo vencia pela segunda vez o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Ao longo do torneio, o Flamengo fez 23 partidas, obtendo 15 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. Marcou 48 gols e sofreu 27.

Artilheiro

Assim como em 1980, o Flamengo levou a taça, e Zico, a artilharia. O Galinho fez 21 gols.

Craque

Apesar de ser o melhor jogador em 80, Zico não levou o prêmio da Revista Placar, que ficou com Toninho Cerezo.

Mas em 82, não teve história. Zico mostrou que era o melhor jogador do Brasil na época, e venceu o prêmio. Mais que merecido.

Curiosidade

Alguns fatos pitorescos e tristes marcaram a Taça de Ouro 82.

O jogo do disco voador: Foi assim que ficou conhecido o jogo entre Operário/MS-Vasco, disputado em Campo Grande. No dia 6 de Março de 1982, um objeto esquisito e luminoso passou por cinco segundos sobre o gramado, prendendo a atenção de torcedores, repórteres e alguns jogadores.

Nada foi confirmado a respeito disso, mas quem esteve lá, garante que se tratava de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado).

No final das contas, o Operário venceu o Vasco por 2 a 0.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/esportes/ha-35-anos-ovni-pairava-no-morenao-e-ate-hoje-ainda-intriga-testemunhas

Foto: terceiro tempo.uol.com.br

Porém, um dia depois, outro fato aconteceu. Dessa vez, ao invés de curiosidade, despertou tristeza.

Na partida entre Sport e 15 de Jaú, Carlos Alberto Barbosa, jogador do time pernambucano à época, foi vítima de um infarto fulminante aos 26 anos de idade.

A partida terminou 4 a 0 para o Sport, mas com gosto de derrota para todos.

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2010/01/28/um-capitulo-para-nunca-mais/

Decepção

Há alguns meses, o Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez para a Série B. Em 82, ficou bem perto de ser ‘realocado’ para a Taça de Prata.

A raposa caiu no Grupo E. Essa chave era bem acessível, pois tinha Bangu, Operário/MS, Bahia e Mixto. No entanto, o Cruzeiro se enrolou e terminou em quarto, tendo que jogar a repescagem.

Os mineiros foram salvos com uma vitória contra a Desportiva por 1 a 0, gol de Abel Braga.

Porém, a vida do Cruzeiro na Taça de Ouro não foi muito longa. Na fase seguinte, a Raposa ficou em terceiro lugar no Grupo P, ficando atrás de Fluminense e Anapolina, superando apenas o Moto Club do Maranhão.

No geral, o Cruzeiro terminou na 24ª colocação.

Zebra

Campeão brasileiro em 1978, o Guarani enfrentou alguns problemas. Depois da conquista, nunca havia conseguido grandes campanhas.

Tendo que jogar a Taça de Prata em 81, o Bugre foi campeão, e se credenciou para jogar o Brasileiro em 82.

Foi aí que o time de Campinas mostrou que ainda estava de pé. Na primeira fase, liderou o Grupo B com sobras.

Na Segunda fase, também terminou na liderança. Desta vez, do Grupo J.

Na fase eliminatória, tirou Operário de Campo Grande e São Paulo. E caiu para o campeão Flamengo.

O time bugrino terminou a competição na terceira posição.

Goleada

Foi do Guarani a maior goleada: 8 a 0 no River do Piauí, jogando em Campinas.

Zona de rebaixamento

Os piores times da Taça de Ouro foram: Itabaiana, Taguatinga, Ferroviário e River/PI.

--

--